MUDANÇA DE COR DO CAMALEÃO

O camaleão possui em sua pele células chamadas cromatóforos que possuem pigmentos de diferentes cores. Estas células podem contrair-se ou dilatar-se, conforme as reacções nervosas do animal, e provocar uma repartição desigual dos pigmentos, o que implica as modificações de cor.

Na verdade, é um processo involuntário. O cérebro do camaleão recebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele, fazendo com que elas assumam a cor do ambiente em segundos (no máximo, em minutos).

Se o ambiente é verde, dilatam-se as células contendo pigmento esverdeado, enquanto as outras se contraem. Essa mecanismo de mudança de cor do camaleão é chamado mimetismo e serve para a sua segurança.

Quando se camuflam, passam por despercebidos aos olhos dos seus predadores. O mimetismo varia de acordo com o animal e com o habitat em que vive. O mimetismo mais conhecido é característico de espécies com pouca mobilidade, que em geral, costumam ficar em repouso por longos períodos.





Written by

0 comentários: